Educação

Associação de Acolhimento aos Dependentes Químicos e Familiares

Associação de Acolhimento aos Dependentes Químicos e Familiares

Situado na Avenida Brasil, 3999 bairro Santa Terezinha em Governador Valadares possui certificado de utilidade pública municipal e estadual.

Atua na prevenção, recuperação, reinserção social e políticas públicas relacionadas à temática da dependência química.

A associação foi criada a partir da pastoral da sobriedade em 2005. Atual localmente em parceria com a pastoral para atendimento conjunto aos dependentes e sua família. Promove atividades de prevenção ao uso e abuso de substâncias psicoativas, presta atendimento psicológico, encaminhamento para internações em comunidades terapêuticas e de reinserção social após o tratamento.

A parceria com a Moradia e Cidadania contribui de forma significativa com os trabalhos e atendimentos realizadas pela ADQF. Os recursos repassados para instituição são utilizados na manutenção das atividades e melhorias estruturais.

“Este trabalho é exclusivamente dedicado a levar o ser humano a viver harmoniosamente em sua plenitude (afetiva, espiritual, comportamental, emocional….). Recuperar, para nós são significa apenas a abstinência nas drogas, mas dar um novo sentido à vida”.
(Pastoral da Sobriedade)

Share

Comitê Divinópolis

A regional Divinópolis possui 102 associados, que são empregados da Caixa e clientes parceiros. Com o propósito de potencializar suas ações sociais, a ONG definiu, em Divinópolis, suas atividades com foco em projetos e iniciativas cujo público alvo seja crianças e adolescentes de até 18 anos que contemplem complementação alimentar, inclusão social, formação educacional e esportiva, atividades artísticas, geração de emprego e renda, dentre outros. As principais instituições que estão sendo atendidas são:

Associação de Promoção e Cidadania do Bairro Santa Lúcia Projeto Pão da Alma
Com o objetivo de ampliar suas ações o Comitê estabelece parceria com diversas instituições locais dentre elas a Associação de Promoção e Cidadania do Bairro Santa Lúcia com o Projeto Pão da Alma que tem dado bons frutos. Além de palestras sobre cidadania, relacionamento conjugal, higiene e cuidado com crianças os envolvidos tem acesso a diversas programações culturais e recebem roupas, calçados e brinquedos que são arrecadados através e campanhas pontuais. Com início de seus trabalhos em 1992, presta serviços de desenvolvimento social, com prioridade na formação educacional de crianças e adolescentes oferecendo atividades que estimulem o seu crescimento moral e espiritual, como palestras atividades culturais, incentivando-as ao aprendizado da musica, da dança, teatro e cursos profissionalizantes. O objetivo do projeto é que após o cadastramento, cada família atendida possa conseguir um emprego e criar as condições necessárias para se auto-sustentar. Vale ressaltar que em famílias com crianças em idade escolar, a frequência às aulas é um dos pré-requisitos obrigatórios para serem cadastradas. Um ambulatório e um consultório médico odontológico está previsto para integrar as obras que este projeto oferece à comunidade.

Casa de Acolhimento Mãe do Perpétuo Socorro
Outra parceria que estabelecemos é com a Casa de Acolhimento Mãe do Perpétuo Socorro, o trabalho de acolhimento à crianças e adolescentes encaminhados pelo Conselho tutelar e o Juizado da infância e adolescentes. Cerca de 20 crianças recebem atendimento médico, odontológico, psicológico e jurídico. O estabelecimento mantém suas atividades por meio de doações, promoções de eventos, rifas e outros. Se você se interessa por alguma dessas atividades venha fazer parte!

Share