No ano de 2016 nossa equipe percorreu Belo Horizonte pelas cooperativas COOMARP, COOPERSOLI, COOPEMAR, ASSOCIRECILE e COOPERSOL VENDA NOVA com o desafio de implantação e treinamento para uso do novo sistema de gestão, o software Catafácil.
Realizamos um trabalho intenso de acompanhamento dos processos de recebimento de sucata e materiais, triagem, pesagem, empacotamento e prensagem, estoque e venda. Estes processos ocorrem de forma peculiar nas cooperativas integrantes da REDESOLMG e a utilização do software “Catafácil” torna-se de suma importância na unificação de informações. Da mesma maneira, torna-se uma ferramenta eficaz na emissão de notas fiscais e gestão financeira.
Durante o processo de implantação e treinamento enfrentamos juntos diversos desafios, que foram sistematizados em um livreto impresso e distribuído às cooperativas e parceiros.
O encerramento do projeto “Cooperativa Sustentável – Capacitação para utilização do software Catafácil” e certificação dos catadores ocorreram no dia 22 de agosto de 2017, no Espaço de Eventos Unimed-BH.
Esperamos que as cooperativas possam colher os frutos deste bem sucedido empreendimento, que nesta data certifica 28 pessoas, capacitadas à operar o software de gestão Catafácil.
Agradecemos ao Instituto Unimed-BH, pelo apoio financeio, a REDESOLMG pelo apoio político e empenho na realização deste projeto, a BAZO Soluções, pela sua colaboração irrestrita no suporte de demandas recorrentes durante a execução deste empreendimento.
Atuamos desde 2008, no desenvolvimento e fortalecimento das cooperativas de materiais recicláveis, para comercialização em rede.
Dentre as diversas ações que já realizamos para promoção dos catadores de materiais recicláveis destacamos a formalização da central de cooperativas como principal ação estruturante. Marco para profissionalização dos catadores, que deixam de organizar-se apenas como “movimento” e passam a compor um empresa solidária com legitimidade e presença no campo econômico. Em seguida a estruturação do escritório central da REDESOLMG e o fortalecimento das lideranças, como ação de empoderamento que proporcionou a abertura política estabelecendo parcerias e convênios com o poder público de cada localidade. Também promovemos a informatização das cooperativas, através da instalação e manutenção de computadores, internet e capacitação para melhoria dos processos administrativos.