Arquivo de 2015

Boas Festas

Que possamos continuar na
emoção de levar emoção
de ficarmos felizes
ao desejar felicidades

Para você que estendeu as
mãos que fortaleceu a
esperança.

Para você amigo que
presenteou o ano inteiro
com solidariedade
e que amou com o coração.

Feliz Natal

São os votos de nossa equipe.

Moradia e Cidadania – MG

Iº Encontro Redesol – Cataforte III

Catadores de materiais recicláveis de Belo Horizonte e região metropolitana participaram neste sábado, 07/11/2015, do 1º Encontro REDESOL – Cataforte III. O evento, que aconteceu no auditório do Instituto de Educação de Minas Gerais, contou com representantes dos 14 empreendimentos que formam a REDESOL com o objetivo de trocar experiências e aprofundar na relação estabelecida pelo trabalho em rede e conhecer melhor o Cataforte III e começar a pensar sobre o Plano de Gestão.

O Assistente de projetos da Moradia e Cidadania Manuel Alejandro falou do processo de transformação da REDESOL em Central de Cooperativas o qual a Moradia e Cidadania acompanha desde 2008 como entidade de assessoria e fomento da economia popular solidária (EAF). Enfatizou a importância da profissionalização das atividades das cooperativas para provar ao “Estado” e a “Indústria” que o segmento é capaz de realizar a coleta seletiva com qualidade superior e com custos menores que a prática, além do benefício ao meio ambiente.
Ressaltou também a importância estratégica do projeto aprovado junto ao Instituto UNIMED- BH para implantação do Software Cata Fácil.

A equipe da Moradia e Cidadania apoiou o evento na realização das oficinas temáticas, fornecimento de material de consumo e elaboração das peças gráficas.

O encontro contou com a participação de representantes das diversas instituições parceiras da REDESOL, incluindo a Moradia e Cidadania, INSEA, MNCR, Fórum Municipal Lixo e Cidadania e do Centro Público de Economia Solidária, que formaram a mesa de abertura do encontro.

A REDESOL é formada por 14 empreendimentos solidários de catadores de materiais recicláveis de Belo Horizonte e das cidades de Caeté, Vespasiano, Raposos, Nova União, Sabará, Baldim, Congonhas, Pedro Leopoldo e Sarzedo.

Aprovação das contas do exercício de 2012 e 2013


Prezados(as) Associados(as),

Participe da Assembléia Geral Ordinária para aprovação das contas dos exercícios 2012 e 2013. A votação seguirá até 17hs de hoje, dia 30 de outubro de 2015 (sexta feira).
Solicitamos, que cada associado(a), verifique no link: http://www.moradiaecidadania.org.br/aprovacaocontas/ se o seu cadastro está atualizado.

Orientações adicionais podem ser solicitadas pelo e-mail: comunicacao.moradia@gmail.com
com Thaís Carneiro.

Sua participação é fundamental!

Aprovação das contas do exercício de 2012 e 2013

Prezado(a) associado(a),

A Moradia e Cidadania realizará, nos dias 21,22 e 23 de outubro de 2015, a Assembléia Geral Ordinária, para a aprovação das contas do exercício de 2012 e 2013.

A exemplo dos outros anos, as votações serão realizadas por meio eletrônico, pelo site da Moradia e Cidadania.

Solicitamos, que cada associado(a), verifique no link:
http://www.moradiaecidadania.org.br/aprovacaocontas/, se o seu cadastro está atualizado.

Orientações adicionais podem ser solicitadas pelo e-mail: comunicacao.moradia@gmail.com com Thaís.

Presidência Executiva
Equipe de Comunicação

 

 

Aprovação das contas do exercício de 2012 e 2013

Prezado(a) associado(a),

A Moradia e Cidadania realizará, nos dias 21,22 e 23 de outubro de 2015, a Assembléia Geral Ordinária, para a aprovação das contas do exercício de 2012 e 2013.

A exemplo dos outros anos, as votações serão realizadas por meio eletrônico, pelo site da Moradia e Cidadania.

Solicitamos, que cada associado(a), verifique no link:
http://www.moradiaecidadania.org.br/aprovacaocontas/, se o seu cadastro está atualizado.

Orientações adicionais podem ser solicitadas pelo e-mail: comunicacao.moradia@gmail.com com Thaís.

Presidência Executiva
Equipe de Comunicação

Moradia e Cidadania 15 anos

Faça parte você também!

Já se foram 15 anos de atuação, em todo o Brasil, na busca da igualdade de oportunidades e melhoria da qualidade de vida das pessoas.
PARABÉNS para VOCÊ ASSOCIADO que acredita e contribui para a construção de uma sociedade melhor e mais solidária.

Faça parte você também!

Doação para grupos da EPS

Aconteceu no dia 09 de Setembro de 2015 a doação de 10 computadores para a rede de alimentação da economia solidária da região metropolitana de Belo Horizonte.

Foram contemplados os grupos:
ASSOCIAÇÃO DE SALGADEIRAS DA PAMPULHA
PÃO DA VIDA
AMIGOS DA XICA
DELÍCIAS DE ESMERALDAS
BE HAPPY
SABOROSO

A Moradia e Cidadania presta apoio à grupos que integram a economia popular solidária através do coletivo Arte Mostra Solidária que reúne os segmentos de artesanato, confecção, culinária e higiene e limpeza.

Nosso desafio é proporcionar a melhoria da qualidade de vida e a geração de trabalho e renda para os grupos com a promoção de ações que viabilizem a comercialização dos produtos produzidos.

 Integrantes da rede de alimentação da economia popular solidária da região metropolitana de Belo Horizonte

Coordenação participa de reunião técnica estadual com temática da EcoSol

Ocorreu nos dias 11 e 12 de agosto a reunião de trabalho da secretaria de estado de trabalho e desenvolvimento social – SEDESE.

A Moradia e Cidadania qualificada como entidade de assessoria e fomento – EAF, também participou do evento que dentre outros assuntos teve como foco a seguinte pauta:

1. Análise político-institucional e debate sobre estratégias para fortalecimento da Economia Solidária
2. Socialização de informações sobre convênios e parceiras com a SENAES/MTE
3. Apresentação e debate do plano estadual de economia popular solidária.
4. Ato de adesão ao cadastro nacional de empreendimentos de economia solidária – CADSOL
5. Desafios para inclusão socioprodutiva de catadores de materiais recicláveis
6. Informes situação da implantação do CATAFORTE 3 em Minas Gerais

Dentre as diversas autoridades presentes compareceu o secretário nacional adjunto da economia solidária Roberto Marinho.

A inclusão no Cadsol garante o acesso às políticas públicas nacionais para a Economia Popular Solidária (EPS) e habilita os empreendimentos a participarem dos processos de seleção de fornecedores da União, além de facilitar a obtenção de crédito subsidiado.

Antônio Roberto Lambertucci  Subsecretário de Trabalho e Desenvolvimento Social em ato solene de cadastro do primeiro empreendimento ao CADSOL

“É uma forma de reconhecimento dos espaços coletivos que viabilizam o trabalho e a produção associados. A adesão ao Cadsol é uma condição de acesso desses trabalhadores às políticas públicas”, ressaltou Marinho.

Momento da Reuniao Economia Popular Solidária

“A Economia Solidária tem grande valor, principalmente neste momento em que temos de enfrentar uma onda conservadora. Fica bem claro para Minas que precisamos buscar formas múltiplas de inclusão produtiva e o termo de adesão caminha neste sentido”, enfatizou o secretário de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social, André Quintão.

Feira Internacional de Economia Solidária

Nos dias 10 a 12 de julho foram realizadas na cidade de Santa Maria/RS a 11ª Feira de Economia Solidária e a 22ª Feira Internacional de Cooperativismo.

A Moradia e Cidadania esteve presente e foi representada por Flávia Carvalho, gerente estadual, da coordenação de Minas Gerais (no centro da foto).

Parte da comitiva de Minas Gerais com Paul Singer

Parte da comitiva de Minas Gerais com Paul Singer

A Feira recebeu 245 mil visitantes, provenientes da Alemanha, Argentina, Áustria, Brasil, Chile, China, Colômbia, Espanha, Equador, Hungria, Itália, Nicarágua, Paraguai, Peru, Senegal, Uruguai, os quais representam três continentes (África, Europa e América do Sul). Houve a presença de 27 Estados Brasileiros e Distrito Federal, com 556 municípios representados. A Feira também contou com a presença de 27 Fóruns Estaduais de Economia Solidária, Fórum Brasileiro de Economia Solidária e mais de 800 grupos expositores.

Foram expostos cerca de 10 mil produtos, entre: agroindústria familiar, artesanato, alimentação, hortifrutigranjeiros, plantas ornamentais, serviços, e produtos de povos indígenas.

Os eventos de Economia Solidária foram promovidos pelo Projeto Esperança/Cooesperança, da Arquidiocese de Santa Maria, com apoio de Cáritas, Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego (Senaes/MTE), entre outras entidades.

Em Belo Horizonte a Moradia e Cidadania está apoiando um coletivo de grupos intitulado Arte Mostra Solidária. O coletivo conta hoje com a participação de cerca de 50 grupos de economia solidária.

Na oportunidade do evento foram anunciados os vencedores do prêmio BNDES de Boas Práticas em Economia Solidária  “boas práticas” de Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) e suas Redes. Dentre os premiados destacamos a rede de empreendimentos  REDESOL MG que é apoiada pela Moradia e Cidadania MG.

Entrega do Prêmio Boas Práticas BNDES

Entrega do Prêmio Boas Práticas BNDES

Desafios da Economia Solidária

Nos dias 26 e 27 de junho, representantes do Grupo de Trabalho de Mulheres da Economia Popular Solidária de MG, dos Fóruns regionais, de entidades e dos empreendimentos se reuniram para refletir sobre os desafios e conquistas da Economia Solidária.

Representando a Moradia e Cidadania esteve presente a gerente estadual de administração e finanças Flávia Carvalho.

A Moradia e Cidadania é uma entidade de fomento e assessoria e presta apoio à economia solidária no estado de Minas Gerais através dos fóruns metropolitano de Belo Horizonte e Estadual.