Arquivo de junho, 2013

Moradia e Cidadania realiza doação de móveis

Foi realizado no dia 19 de junho doação de diversos móveis que beneficiou as instituições:
Associação Comunitária do Bairro Beatriz (Contagem)
Creche Grazia Barreca Castagna (Pompéia)
Grupo de Apoio Social Solidariedade (Santa Teresa)
Conselho Comunitário Assis Chateaubriand (Barreiro)
ONG Silver Social (São José da Lapa)
Projeto Semeando (Taquaril – Santa Efigênia)

Foram doados:

Itens doados
1 Armação com rodinhas 5 Tampos de mesa com porta moedas
7 Armários 3 Pares de pés de mesa
3 Armários baixos 2 Peças de acrílico
4 Arquivos 47 Placas de madeira
29 Cadeiras 1 Placa de vidro
7 Divisórias 3 Porta-cheque
1 Lixeira 3 Prateleiras
15 Mesas de escritório 3 Quadro branco
8 Mesas de canto 10 Tubos PVC
1 Mesa de madeira com gavetas 1 Ventilador

Moradia e Cidadania faz doação de 40 computadores

Foi realizado no dia 21 de junho doação de 40 computadores para as instituições:

Telecentro de Raposos
Telecentro de Japonvar
Prefeitura Municipal de Nova União
Escola Municipal Francisco Diogo Félix

Cada instituição recebeu 10 computadores completos.

As doações fazem parte do plano de ações do projeto Rede Conhecimentos Livres que foram demandadas no ano de 2012.

Telecentros são espaços com computadores conectados à Internet. Cada unidade possui normalmente entre 10 e 20 micros. O uso livre dos equipamentos, cursos de informática básica e oficinas especiais são as principais atividades oferecidas à comunidade local.

Combater a exclusão digital é o objetivo central dos telecentros. Trata-se de uma iniciativa fundamental para capacitar a população brasileira e inseri-la na sociedade da informação, a fim de assegurar a preservação de nossa cultura construindo sites de língua portuguesa e de temáticas vinculadas ao nosso cotidiano, aprimorando a relação entre o cidadão e o poder público, enfim, para obter a construção de uma cidadania digital e ativa. (Adaptação Programa Luz para Todos – Gestão de Telecentros Comunitários VERSÃO 2.5)

Resultado do processo seletivo – Gerente Estadual

A Coordenação Estadual de Minas Gerais torna público o resultado do Processo Seletivo Simplificado para contratação de 01 Gerente Estadual de Administração e Finanças para exercício na cidade de Belo Horizonte.

Segundo julgamento da comissão de seleção dentre os(as) candidatos(as) foi selecionada a senhora Flávia Carvalho dos Santos.

Aberto Processo Seletivo – Gerente Estadual MG

A ONG Moradia e Cidadania – Coordenação Estadual de Minas Gerais, torna pública a realização de Processo Seletivo Simplificado para contratação de 01 Gerente Estadual de Administração e Finanças para exercício na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais.

Os currículos serão recebidos no período de 11 a 17/06/2013, nos endereços eletrônicos: coordenadormg@gmail.com com cópia para: comunicacao@moradiaecidadania.org.br

As entrevistas com os candidatos selecionados na avaliação curricular serão realizadas no dia 19/06/2013.

O resultado do Processo Seletivo Simplificado será divulgado no dia 21/06/2013.

Informações sobre as condições de participação e datas podem ser acessadas através do edital disposto neste link:
EDITAL 001_2013_MG

Dia Mundial do Meio Ambiente 2013: conheça a origem e os objetivos

Neste ano, a ONU chama a atenção para o desperdício de comida

Comemorado em 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado pela Assembleia Geral da ONU em 1972 para marcar a abertura da conferência de Estocolmo. No mesmo dia, foi criado o Programa Ambiental das Nações Unidas (Unep, na sigla em inglês). O dia é considerado uma das principais ações das Nações Unidas para chamar a atenção para como afetamos a natureza.

Em 2013, a ONU chama a atenção para o desperdício de comida. Segundo a organização, são desperdiçados 1,3 bilhão de toneladas de alimentos anualmente – o equivalente a um terço de toda a produção mundial. Somente nos chamados países desenvolvidos, são 222 milhões de toneladas desperdiçadas – quase o mesmo produzido em toda a África Subsaariana, 230 milhões. De acordo com o Unep, em todo o planeta, uma em cada sete pessoas vai para a cama com fome e, a cada ano, 20 mil crianças com menos de 5 anos morrem por desnutrição.

A comida desperdiçada na América Latina poderia alimentar 300 milhões de pessoas

Segundo a ONU, devemos notar que, quando desperdiçamos alimentos, perdemos também todos os recursos utilizados na sua produção. Para se fazer um litro de leite, por exemplo, utilizamos mil litros de água. Para um quilo de hambúrguer, se vão 16 mil litros. Além disso, a produção de comida tem um grande impacto ambiental: ela ocupa 25% das terras do planeta e é responsável por 70% do consumo de água doce, 80% do desflorestamento e 30% das emissões dos gases de efeito estufa.

Os Estados Unidos desperdiçam US$ 48,3 bilhões todo ano

Por causa disso, a organização sugere que as pessoas escolham comidas com menor impacto ambiental, como alimentos orgânicos – que não usam substâncias químicas em sua produção. Além disso, é importante procurar produtos locais, que não causam grandes emissões em seu transporte.

Nos países em desenvolvimento, a ONU afirma que a perda ocorre principalmente na produção e transporte. Investimentos para dar suporte aos produtores e melhorar a infraestrutura são necessários, afirma. Nas nações mais ricas, o problema está no comportamento do consumidor, que joga fora muita comida.

(Fonte do texto).