Arquivo de 2013

Cerimônia de encerramento do convênio com o Instituto Cooperforte

Desafios e Possibilidades foi o tema da cerimônia de encerramento do convênio com o Instituto Cooperforte, no último dia 22 de outubro, para o projeto Estruturação de grupos produtivos de confecção da Região Metropolitana de Belo Horizonte que teve como objeto “Contribuir para a geração de trabalho e renda e melhoria no desempenho produtivo para grupos de confecção têxtil” executado através da Anefs-Agência de Negócios e Fomento Solidário.

A Anefs foi criada por meio de cooperação técnica com o BID em 2010, e construiu em parceria com a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, o ambiente de assessoramento aos grupos que integram a Economia Popular Solidária. A Anefs tem como premissa “Articular parcerias com o setor privado, para o estabelecimento de uma cooperação comercial que proporcione trabalho aos grupos assessorados”.

O evento ocorreu no auditório do centro público de economia solidária de Belo Horizonte, onde foram pontuados os principais indicadores obtidos com a execução do projeto.

Estiveram presentes o senhor Rogério Fernandes secretário adjunto da secretaria municipal de trabalho e emprego – SMATE, o senhor Sérgio Paulo e Geraldo Antônio representantes da Cooperforte, Ediglene Pereira analista de projetos do Instituto Cooperforte, Vânia Resende Debien coordenadora estadual da Moradia e Cidadania e também representante da Caixa Econômica Federal, Manuel Alejandro assistente estadual de projetos, Maria Lúcia gerente de economia popular solidária da prefeitura municipal de Belo Horizonte, Carmem Regina do Instituto Marista de Solidariedade, Aelson Pereira (Cheiro) presidente da rede de confecção e grupos produtivos da economia popular solidária Tecer Minas e representantes das demais redes integrantes da economia popular solidária.

Agradecemos especialmente pela cooperação comercial e reconhecimento das empresas EMCASA e EMCCAMP, que acreditaram e investiram no projeto por meio da aquisição de produtos da Rede Tecer Minas.

Momento da cerimônia

Indicadores

Toma posse em Brasília Conselho Fiscal Nacional

Aconteceu no dia 11 de outubro de 2013 a cerimônia de posse dos novos conselheiros fiscais nacionais. O encontro foi realizado nas dependências da Moradia e Cidadania em Brasília/DF, onde estiveram presente membros da Comissão Eleitoral juntamente com os conselheiros fiscais titulares e suplentes.

O evento contou com a participação da presidente da Moradia e Cidadania, Rosangela Lima, a Gerente Nacional de Adm. e Finanças, Rejane Maria, bem como os representantes da Comissão Eleitoral: Sílvio Pereira e Júlio Maria. Dentre os conselheiros titulares estavam Altivo Goularte (RS) e Carlos Alberto (BA). Empossados como conselheiros suplentes: Ana Maria Teixeira (MG), Jaime Cora (DF) e Auderico Souza (SP).

Durante o encontro, Altivo Goularte foi eleito como presidente do Conselho Fiscal. Logo, os participantes foram convidados para um lanche da tarde, onde reafirmaram o compromisso de fazer um trabalho consciente e responsável.

 

cerimônia de posse dos novos conselheiros fiscais nacionais

cerimônia de posse dos novos conselheiros fiscais nacionais

Toma posse nova presidente da Moradia e Cidadania

A ONG Moradia e Cidadania torna público que Rosangela Lima de Albuquerque tomou posse como presidente executiva no início de outubro. Aposentada pela Caixa Econômica Federal desde 2010, Rosângela associou-se à ONG em 1996. “Já atuei como voluntária em alguns projetos na época em que ainda não era ONG e fiz parte do Comitê de Brasília na gerência administrativa entre 1996 e 1997”, afirma.

Moradora de Brasília – DF, Rosangela é psicóloga e dedica parte de seu tempo atendendo adolescentes e adultos. A presidente garante que sua motivação é o desejo de contribuir para o bem estar da humanidade e colaborar com pessoas que já atuam com sucesso na ONG.

A Moradia e Cidadania deseja à presidente uma excelente gestão!

Rosangela Lima de Albuquerque

Rosangela Lima de Albuquerque - Presidente Moradia e Cidadania

Resultado das Eleições Conselho Fiscal Nacional 2013

A Comissão Eleitoral finaliza o processo eleitoral para composição do Conselho Fiscal Nacional da ONG Moradia e Cidadania e torna público o resultado das Eleições 2013.

Aproveitamos a oportunidade para parabenizar os eleitos e desejar um bom trabalho e ainda, agradecer as Coordenações Estaduais que se empenharam na Campanha Eleitoral dos candidatos e também à todos os associados que dedicaram um tempo para realizar seu voto.

Candidatos Eleitos

Votos

Altivo Goularte Rodrigues – RS

62,10%

Titulares

Carlos Alberto Araújo dos Santos – BA

12,90%

Flávia Vendramini Sandi – DF

11,29%

Ana Maria Teixeira Gouveia – MG

8,87%

Suplentes

Jaime Corá – DF

4,03%

Auderico Souza Barbosa – SP

0,81%

Conheça os candidatos ao Conselho Fiscal

Moradia e Cidadania divulga perfil dos candidatos ao Conselho Fiscal

Os associados que ainda não se cadastraram, já podem efetuar seu cadastro, clique aqui. Após realizar corretamente o cadastro, você receberá uma senha no e-mail informado que será utilizada no dia de votação.

As eleições serão realizadas a partir das 09h00 do dia 16/09 e às 17h00 do dia 17 de setembro, por meio deste sistema eletrônico.

Analise os perfis dos candidatos e escolha seu preferido!

Dúvidas entre em contato conosco pelo e-mail comunicacao@moradiaecidadania.org.br

Mais informações, acesse: http://www.moradiaecidadania.org.br/eleicoes/

Presidência Executiva divulga candidatos ao Conselho Fiscal Nacional

A ONG Moradia e Cidadania publicou no dia 16 de agosto a lista dos candidatos para concorrer ao Conselho Fiscal Nacional:

1. Jaime Corá – DF
2. Auderico Souza – SP
3. Altivo Goularte – RS
4. Flávia Vendramini – DF
5. Carlos Alberto – BA
6. Ana Maria Teixeira – MG

O período para apresentação de impugnação de candidatos é de 19 a 21 de agosto.

Na Mídia – Assistente estadual de projetos participa de debate

Manuel Alejandro, assistente de projetos da Moradia e Cidadania MG e articulador da REDE SOL MG participou do programa Câmara Debate com a proposta de discutir sobre políticas ambientais, focando em resíduos sólidos e as questões ligadas a reciclagem. Também participaram do debate representantes do poder público municipal, do poder legislativo e organizadores da conferência municipal do meio ambiente.

O programa foi ao ar na quinta-feira 18 de julho as 18h através da TV Assembléia.

Reprise: 2ª, 4ª e 6ª: 6:30h / 3ª: 18h
Sábado: 17:30h / Domingo: 7h

Veiculação: TV Asembléia (Canal 11 – NET e Way TV)
Programação também disponível no site: www.tvcamarabh.com.br

Moradia e Cidadania faz doação de 62 computadores

Foi realizado no dia 16 de julho a doação de 12 computadores e 1 impressora para a instituição GASS –  Grupo de Apoio Social Solidariedade que atende crianças e familiares na região leste de Belo Horizonte, e no dia 17 de julho foi realizada a doação de 50 computadores para as instituições:

ASC – Ação Social do Caminho – Barreiro
Associação Comunitária do Bairro Beatriz – Contagem
Conselho Comunitário Assis Chateaubriand – Vale do Jatobá
OSP – Obras Sociais da Pampulha – Pampulha
Associação Kyoei Kay Kan Karatê-Dô – Congonhas

(Cada instituição recebeu 10 computadores completos além de 1 impressora).

As doações fazem parte do plano de ações do projeto Rede Conhecimentos Livres que foram demandadas no ano de 2012.

Telecentros são espaços com computadores conectados à Internet. Cada unidade possui normalmente entre 10 e 20 micros. O uso livre dos equipamentos, cursos de informática básica e oficinas especiais são as principais atividades oferecidas à comunidade local.

Combater a exclusão digital é o objetivo central dos telecentros. Trata-se de uma iniciativa fundamental para capacitar a população brasileira e inseri-la na sociedade da informação, a fim de assegurar a preservação de nossa cultura construindo sites de língua portuguesa e de temáticas vinculadas ao nosso cotidiano, aprimorando a relação entre o cidadão e o poder público, enfim, para obter a construção de uma cidadania digital e ativa. (Adaptação Programa Luz para Todos – Gestão de Telecentros Comunitários VERSÃO 2.5)

 

Prorrogado prazo para Inscrição ao Conselho Fiscal Nacional

 A Moradia e Cidadania torna público que promoverá eleições entre os seus associados, por meio de voto direto, para o preenchimento de seis vagas no Conselho Fiscal Nacional e respectivos suplentes, em observância ao que determina o Estatuto Social.

Poderão participar do processo eleitoral, na condição de candidatos, os associados da Moradia e Cidadania, pertencentes às categorias de associado fundador e de associado contribuinte, admitidos até o dia 30 de junho de 2013.

As inscrições dos candidatos serão realizadas mediante requerimento do candidato ou do representante legal, junto à Comissão Eleitoral, em Brasília, devendo ser encaminhadas para o e-mail comunicacao@moradiaecidadania.org.br, no período de 01 a 31 de julho de 2013.

As eleições serão realizadas nos dias 20 e 21 de agosto de 2013, por meio de sistema eletrônico a ser divulgado posteriormente.

Para saber informações sobre as atribuições do Conselho Fiscal Nacional da Moradia e Cidadania e calendário de atividades, acesse o Regulamento.

Ação da Cidadania completa 20 anos e Consea presta homenagem

O Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) realizou na última quarta-feira uma homenagem ao movimento Ação da Cidadania, que em 2013 completa 20 anos de criação. Conduzida pelo conselheiro Ribamar Araújo, a celebração aconteceu no Palácio do Planalto, em Brasília, durante a reunião plenária do Conselho.

Entre os conselheiros do Consea, muitos foram ou são integrantes da Ação da Cidadania. Um deles é Daniel Souza, filho do sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, fundador do movimento.

A Ação da Cidadania nasceu em 1993, ano de intensa movimentação política no Brasil. Naqueles dias, Betinho e outros nomes da sociedade brasileira criaram o movimento. O sociólogo e vários artistas foram à TV e aos jornais estimular os brasileiros a fazerem o que estivesse ao alcance de cada um para resolver o problema da fome no país.

Emocionado, Daniel Souza fez uma retrospectiva histórica e celebrou os avanços sociais ocorridos no país nas duas últimas décadas. “Nesses 20 anos, o Brasil não é mais o mesmo, somos outro país”, disse. Ele lembrou que, na época (1993) não havia as tecnologias que existem hoje. “Hoje existem tecnologias como Internet, Twitter, Facebook e telefone celular, mas, naquela época, tínhamos apenas o fax e o telefone fixo”.

Ribamar Araújo sintetizou a homenagem com uma frase usada por Betinho fazendo analogia entre as dimensões emergencial e estrutural da ação social. “A luta contra a miséria tem uma dupla dimensão, a emergencial e a estrutural”, disse Ribamar, com as palavras de Betinho. “A articulação entre essas duas dimensões é complexa e cheia de astúcias. Atuar no emergencial sem considerar o estrutural é contribuir para perpetuar a miséria. Propor o estrutural sem atuar no emergencial é praticar o cinismo de curto prazo em nome da filantropia de longo prazo”, completou.

Fonte: http://www.moradiaecidadania.org.br/