Arquivo de julho, 2015

Feira Internacional de Economia Solidária

Nos dias 10 a 12 de julho foram realizadas na cidade de Santa Maria/RS a 11ª Feira de Economia Solidária e a 22ª Feira Internacional de Cooperativismo.

A Moradia e Cidadania esteve presente e foi representada por Flávia Carvalho, gerente estadual, da coordenação de Minas Gerais (no centro da foto).

Parte da comitiva de Minas Gerais com Paul Singer

Parte da comitiva de Minas Gerais com Paul Singer

A Feira recebeu 245 mil visitantes, provenientes da Alemanha, Argentina, Áustria, Brasil, Chile, China, Colômbia, Espanha, Equador, Hungria, Itália, Nicarágua, Paraguai, Peru, Senegal, Uruguai, os quais representam três continentes (África, Europa e América do Sul). Houve a presença de 27 Estados Brasileiros e Distrito Federal, com 556 municípios representados. A Feira também contou com a presença de 27 Fóruns Estaduais de Economia Solidária, Fórum Brasileiro de Economia Solidária e mais de 800 grupos expositores.

Foram expostos cerca de 10 mil produtos, entre: agroindústria familiar, artesanato, alimentação, hortifrutigranjeiros, plantas ornamentais, serviços, e produtos de povos indígenas.

Os eventos de Economia Solidária foram promovidos pelo Projeto Esperança/Cooesperança, da Arquidiocese de Santa Maria, com apoio de Cáritas, Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego (Senaes/MTE), entre outras entidades.

Em Belo Horizonte a Moradia e Cidadania está apoiando um coletivo de grupos intitulado Arte Mostra Solidária. O coletivo conta hoje com a participação de cerca de 50 grupos de economia solidária.

Na oportunidade do evento foram anunciados os vencedores do prêmio BNDES de Boas Práticas em Economia Solidária  “boas práticas” de Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) e suas Redes. Dentre os premiados destacamos a rede de empreendimentos  REDESOL MG que é apoiada pela Moradia e Cidadania MG.

Entrega do Prêmio Boas Práticas BNDES

Entrega do Prêmio Boas Práticas BNDES