A Coordenação da Moradia e Cidadania em Minas Gerais tem desenvolvido, valorizado e apoiado ações voltadas à geração de trabalho e renda, inclusão digital, incentivo cultural, fomento e educação complementar a mais de 80 instituições do terceiro setor.
Através de seu escritório e comitês locais distribuídos em pontos estratégicos por todo o estado:
Belo Horizonte – Poços de Caldas – Pouso Alegre – Varginha – Divinópolis – Araxá – Governador Valadares – Uberaba e Uberlândia.
Em Belo Horizonte tem desenvolvido suas ações em três áreas principais:
Geração de Trabalho e Renda através da ANEFS-Agência de Negócios e Fomento Solidário, Inclusão Digital por meio do projeto Rede Conhecimentos Livres e Meio Ambiente com apoio e acompanhamento da REDESOL.
ANEFS-Agência de Negócios e Fomento Solidário
A Moradia e Cidadania, em parceria com Instituto Cooperforte, investiu mais de 160 Mil reais na capacitação, assessoria e produção para geração de renda de 39 pessoas (5 grupos), 35 mulheres, chefes de família com baixa renda da região metropolitana de Belo Horizonte.
Esta ação foi desenvolvida em parceria com o Instituto Cooperforte, que financiou metade do projeto.
Foram realizadas importantes parcerias com as construtoras EMCCAMP e EMCASA, as quais se solidarizaram com o projeto e contrataram os serviços dos beneficiários.
O projeto desenvolveu um importante papel de fortalecimento da economia solidária, pois reuniu os empreendimentos em produções conjuntas, condições de trabalho mais humanas e geração de renda.
Rede Sol – MG
A Moradia e Cidadania contribuiu diretamente para a estruturação e fortalecimento de 11 cooperativas de reciclagem da região metropolitana de Belo Horizonte.
Em 2012, 190 catadores beneficiaram mais de 950 toneladas de resíduos sólidos que poderiam ser descartados de forma incorreta no meio ambiente.
Rede Conhecimentos Livres
A Moradia e Cidadania foi vencedora do Prêmio Telecentros Brasil na categoria Inovação em Sustentabilidade Social, promovido pela ATN-Associação Telecentros de Negócios.
O projeto desenvolvido fornece computadores, mobiliário e capacitação para implantação de telecentros e já beneficiou mais de 50 mil pessoas desde 2005.
Doações
Foram beneficiadas mais de 80 instituições com doação de mobiliários, equipamentos, roupas, repasse financeiro e outros itens para manutenção de suas atividades e fortalecimento de seus projetos.