Missão

“Promover a cidadania de populações em situação de vulnerabilidade social com ênfase na educação, geração de trabalho e renda e ações de combate à fome e à miséria”.

A ONG Moradia e Cidadania teve origem no Comitê da Ação da Cidadania criado em 1993 pelos empregados da Caixa Econômica Federal. É responsável por iniciativas como: educação, geração de trabalho e renda e apoio às ações de combate à fome e à miséria para comunidades de baixa renda.

Em setembro de 2000, a Moradia e Cidadania passou a ser uma ONG e em agosto de 2001, recebeu o Título de Interesse Pública Federal, registrada no CNPJ nº 01.285.730/0001-49, tornando-a apta a receber doações de qualquer natureza, principalmente de órgãos públicos.

Em 08 de outubro de 2001, foi qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP.
Possui uma Presidência Executiva, sediada em Brasília e representações em todos os Estados do território brasileiro. Atua sem distinção de credo, raça, sexo, idade, profissão ou ideologias políticas.

Em Minas Gerais já recebeu o prêmio Telecentros Brasil 2012 – Inovação em Sustentabilidade Social, desenvolveu projetos de educação, geração de tralho e renda, inclusão digital e atendimento à mulheres em parceria com o BID-Banco Interamericano de Desenvolvimento, Instituto Cooperforte, Unimed-BH, Cruz Vermelha Brasileira, Prefeitura de BH, Caixa Econômica Federal, FASFI-Brasil e Movimento do GRAAL no Brasil.

O trabalho da Moradia e Cidadania espalhou-se por todo o Brasil e novos projetos continuam emergindo, o que nos entusiasma e inspira a todos.

A Moradia e Cidadania é uma resposta à emergência de uma necessidade: comunidades ativas e interligadas que sabem englobar esta dimensão social e a grande diversidade de interesses e práticas do terceiro setor.

Nossa história remonta a época das campanhas nacionais para erradicação da fome e a miséria, fundada pelos funcionários da Caixa Econômica Federal em setembro de 2000, somos uma organização não-governamental e nossas ações tiveram inicio em 1993 motivadas pelo movimento social de combate a fome e a miséria inspirado pelo sociólogo Hebert de Souza, o Betinho. Milhares de pessoas já foram beneficiadas pelos nossos projetos. Acreditamos que com uma abordagem sistêmica por meio de projetos estruturantes podemos ajudar a tratar os problemas da disparidade na distribuição de renda e bens culturais. A Moradia e Cidadania procura facilitar o acesso aos meios de produção como a informática, a educação básica e a geração de renda através de projetos que elevam as condições sociais das comunidades onde atua. Você poderá encontrar um excelente artigo sobre a história da Moradia e Cidadania no nosso site nacional, que foi escrito pelos membros de nossa organização. (http://www.moradiaecidadania.org.br).

A Moradia e Cidadania é uma associação sem fins lucrativos, voluntários já contribuíram com centenas de horas de trabalho e reflexão para a fundação desta instituição e o desenvolvimento de suas atividades. Estamos registrados oficialmente desde o ano de 2001 como uma Organização da Sociedade Civil e Interesse Público-OSCIP.

Atualmente nosso trabalho têm se desenvolvido por meio de 25 coordenações estaduais e 43 comitês que desenvolvem ações regionalizadas em comunidades de extrema necessidade. A Moradia e Cidadania é independente e aberta: a nossa instituição inclui membros de muitos estados brasileiros e com diferentes experiências de vida.

Também estamos conectados à muitas organizações privadas, públicas, associações nacionais e regionais. Os membros da Moradia e Cidadania são completamente livres de aderir ou participar de outras organizações da sua preferência. Qualquer pessoa que esteja interessada em nosso trabalho, é bem vindo à aderir e somar esforços em nossas ações.

O chamamento do Betinho atingiu fortemente toda a sociedade, mas fomos nós, os empregados da Caixa, os primeiros brasileiros a colocar em prática a Ação da Cidadania contra a Fome e a Miséria e pela Vida, organizando os nossos comitês que se mobilizavam em todos os cantos do país na arrecadação de alimentos, agasalhos, materiais escolares e até material de construção.

[…] Após 18 anos de atuação no terceiro setor a Moradia e Cidadania desenvolve anualmente, cerca de 200 projetos em todo o Brasil […]

Entregamos milhares de toneladas de alimentos às famílias das comunidades mais pobres para atender a emergência da fome, mas a nossa missão foi muito além. Constituímos comitês com os líderes comunitários e a partir daí realizamos inúmeros projetos que promoveram a inclusão social das pessoas e que serviram para fortalecer a luta por políticas públicas nesses campos.

A Moradia e Cidadania direciona seus trabalhos para contemplar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

                               

Histórico

A ONG Moradia e Cidadania teve origem no Comitê da Ação da Cidadania criado em 1993 pelos empregados da Caixa Econômica Federal. É responsável por iniciativas como: educação, geração de trabalho e renda e apoio às ações de combate à fome e à miséria para comunidades de baixa renda. Com a constatação de que o caráter de personalidade jurídica ajudaria a levar os projetos adiante, permitindo a ampliação de suas atividades, o movimento acabou se transformando em uma Organização Não – Governamental ONG, com abrangência nacional.

Em setembro de 2000, a Moradia e Cidadania passou a ser uma ONG e em agosto de 2001, recebeu o Título de Interesse Pública Federal, registrada no CNPJ nº 01.285.730/0001-49, tornando-a apta a receber doações de qualquer natureza, principalmente de órgãos públicos.

Em 08 de outubro de 2001, foi qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP.

A Moradia e Cidadania possui uma Presidência Executiva, sediada em Brasília e representações em todos os Estados do território brasileiro. Atua sem distinção de credo, raça, sexo, idade, profissão ou ideologias políticas.