Notícias

CAMPANHA DE NATAL – 2017

Sua ação vale um sorriso. As doações serão destinadas às comunidades: Tia Carminha, Eliana Silva, Nelson Mandela, Paulo Freire, Vila Cruzeiro, VL da Conquista, VL do Canal e Morro Vermelho. INFORMAÇÕES: 31 9.9956-6810.

Encontro das Mulheres Mineiras da Economia Popular Solidária

Acontece neste momento na Casa do Movimento do Graal-BH o #ENCONTRODASMULHERESMINEIRAS DA #ECONOMIASOLIDÁRIA.

O GT-de Mulheres do Movimento da Economia Solidária de Minas Gerais, é um movimento composto por mulheres representantes de empreendimentos e grupos da Economia Solidária de Minas Gerais, que busca a promoção dos direitos e cidadania com recorte de gênero, visando à socialização e a organização em rede com o objetivo contribuir para o empoderamento da mulher de forma coletiva.

Nessa perspectiva uniram-se outras organizações para propor ação articulada de formação e fomento, considerando a necessidade de melhorar a formação na promoção de direitos, enfrentamento a todas as formas de violência contra a mulher e apoio ao desenvolvimento local sustentável e em rede.

Encontro das Mulheres Mineiras da Economia Popular Solidária

Brasília sedia o Encontro Nacional 2017 da ONG Moradia e Cidadania

Representantes da ONG Moradia e Cidadania participaram do Encontro Nacional realizado em Brasília nos dias 22 e 23 de setembro de 2017. O evento aconteceu no Centro Cultural de Brasília (CCB) e contou com a participação do Conselheiro Deliberativo e Fiscal Nacional, membros da Presidência Executiva, Coordenadores Estaduais e parceiros da ONG. O evento começou com a abertura do mestre de cerimônia Carlos Alberto Araújo, presidente do Conselho Fiscal Nacional, que iniciou os trabalhos dando as boas vindas aos participantes e reforçou o momento de união, esperança e comprometimento através de uma dinâmica em grupo.

No primeiro momento, a mesa composta pela Presidente Executiva da Moradia e Cidadania Eleni Fagundes, a Presidente do Conselho Deliberativo Edênia Lopes e a representante da Caixa Econômica Federal, Anislene Tavares – Gerente Executiva da GERSA (Gerência Nacional de Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental). Na oportunidade, a gerente reforçou a importância do trabalho social realizado pela ONG. “É muito bom ver o pessoal da Caixa envolvido em ações solidárias. É um trabalho muito gratificante e necessário, por isso estão todos de parabéns.” Anislene aproveitou para indicar aos participantes o site Voluntários Caixa, como forma de cadastrarem suas ações estaduais e dar visibilidade aos trabalhos da Moradia.

Acesse: https://voluntarioscaixa.v2v.net/

Durante o EN foram tratados assuntos como prestação de contas e legislação no terceiro setor, projetos e ações desenvolvidas pela FENAE, parceria FENAE e Moradia e Cidadania a nível nacional, Estratégias ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), apresentação de projetos da ONG realizados pelo Brasil, Comunicação Corporativa Externa e Interna, Receitas da OSCIP, Regimento Interno e Planejamento Estratégico 2018.

Saiba mais…

O Encontro Nacional deste ano contou com a presença de Laurêncio João Korbes, ex-presidente da Moradia e Cidadania e Miriam Salete Lincnerski Barreto, da Secretaria Nacional de Articulação Social/Secretaria de Governo da Presidência da República. Na oportunidade, Laurêncio foi homenageado e convidado por Eleni Fagundes a ser o Presidente de Honra da ONG.

Em sua apresentação sobre os ODS e as etapas da Agenda 2030, Miram destacou que a ONG Moradia e Cidadania foi escolhida para ser a primeira instituição a utilizar a plataforma disponibilizada pelo Governo Federal a fim de cadastrar e mapear seus projetos de acordo com os ODS – por isso, é importante que todos conheçam as metas. Acesse o site: http://www.estrategiaods.org.br/

O evento foi encerrado com os agradecimentos à equipe da Presidência Executiva pela receptividade e organização durante os dias de trabalho e integração entre os membros da ONG.

Moradia e Cidadania 17 anos

A OSCIP Moradia e Cidadania comemora 17 anos de atuação social.

Graças a sua contribuição mensal, diversos projetos sociais são desenvolvidos em todos os estados brasileiros, beneficiando milhares de famílias carentes.

Nesta data tão especial dividimos com você o sucesso e os resultados desse trabalho.

Obrigado!

25 de setembro – Aniversário da Moradia e Cidadania

Clique aqui e assista novo vídeo comemorativo: https://youtu.be/CexaUqDXNcY

Encerramento projeto “Cooperativa Sustentável”

No ano de 2016 nossa equipe percorreu Belo Horizonte pelas cooperativas COOMARP, COOPERSOLI, COOPEMAR, ASSOCIRECILE e COOPERSOL VENDA NOVA com o desafio de implantação e treinamento para uso do novo sistema de gestão, o software Catafácil.

Realizamos um trabalho intenso de acompanhamento dos processos de recebimento de sucata e materiais, triagem, pesagem, empacotamento e prensagem, estoque e venda. Estes processos ocorrem de forma peculiar nas cooperativas integrantes da REDESOLMG e a utilização do software “Catafácil” torna-se de suma importância na unificação de informações. Da mesma maneira, torna-se uma ferramenta eficaz na emissão de notas fiscais e gestão financeira.

Durante o processo de implantação e treinamento enfrentamos juntos diversos desafios, que foram sistematizados em um livreto impresso e distribuído às cooperativas e parceiros.

O encerramento do projeto “Cooperativa Sustentável – Capacitação para utilização do software Catafácil” e certificação dos catadores ocorreram no dia 22 de agosto de 2017, no Espaço de Eventos Unimed-BH.

Esperamos que as cooperativas possam colher os frutos deste bem sucedido empreendimento, que nesta data certifica 28 pessoas, capacitadas à operar o software de gestão Catafácil.

Agradecemos ao Instituto Unimed-BH, pelo apoio financeio, a REDESOLMG pelo apoio político e empenho na realização deste projeto, a BAZO Soluções, pela sua colaboração irrestrita no suporte de demandas recorrentes durante a execução deste empreendimento.

Manuel Alejandro (coord. projeto)

Atuamos desde 2008, no desenvolvimento e fortalecimento das cooperativas de materiais recicláveis, para comercialização em rede.

Dentre as diversas ações que já realizamos para promoção dos catadores de materiais recicláveis destacamos a formalização da central de cooperativas como principal ação estruturante. Marco para profissionalização dos catadores, que deixam de organizar-se apenas como “movimento” e passam a compor um empresa solidária com legitimidade e presença no campo econômico. Em seguida a estruturação do escritório central da REDESOLMG e o fortalecimento das lideranças, como ação de empoderamento que proporcionou a abertura política estabelecendo parcerias e convênios com o poder público de cada localidade. Também promovemos a informatização das cooperativas, através da instalação e manutenção de computadores, internet e  capacitação para melhoria dos processos administrativos.

RESULTADO ELEIÇÕES CFN – 2017

A Comissão Eleitoral finaliza o processo eleitoral para composição do Conselho Fiscal Nacional da ONG Moradia e Cidadania e torna público o resultado das Eleições 2017.

Aproveitamos a oportunidade para parabenizar os eleitos e desejar um bom trabalho e ainda, agradecer as Coordenações Estaduais que se empenharam na Campanha Eleitoral dos candidatos e também aos associados que dedicaram um tempo para realizar seu voto.

Titulares:

Suplentes:

Armeny Silva Cardoso (SP)

Adão Sberse (SP)

Francisco das Chagas Ferreira Pinto (PI)

Carlos Miguel Gonçalves (SP)

Carlos Alberto Araújo dos Santos (BA)

Osvaldo Moerbeck (PE)

Agradecemos à todos que se mobilizaram e participaram.

Eleições – Conselho Fiscal Nacional 2017

Começa hoje (21) o período de votação que vai eleger o novo Conselho Fiscal Nacional da Moradia e Cidadania Gestão 2017-2021. Por isso, disponibilizamos abaixo o passo a passo para cadastro no sistema eletrônico de votação:

Se você já possui cadastro, entre com seu nome completo e senha criada anteriormente.

Caso não tenha cadastro, siga os seguintes passos:

  • CLIQUE AQUI
  • Nome completo + Senha padrão: moradia2017 – Essa senha poderá ser alterada após o login.
  • ATUALIZE seu PERFIL – nesse momento a senha poderá ser modificada e seus DADOS inseridos.
  • VOTAÇÃO – Escolha seu candidato e VOTE!

Obs: Caso não consiga acessar utilizando a senha padrão, envie um email para Comunicação informando seu nome completo, estado e email. Faremos a inclusão do seu nome no banco de dados existente.

LEMBRETE: a votação será realizada das 8h do dia 21/08/2017 às 18h do dia 23/08/2017

Dúvidas e orientações adicionais podem ser solicitadas pelo e-mail: comunicacao@moradiaecidadania.org.br

Sua participação é fundamental!

Convite – Encerramento 2ª Fase – Projeto “Cooperativa Sustentável”

A Moradia e Cidadania-MG atua, desde 2008, no desenvolvimento e fortalecimento das cooperativas de materiais recicláveis, para comercialização em rede. Para atingir estes objetivos diversas atividades já foram realizadas com a REDESOLMG, tais como: formalização da central de cooperativas, estruturação do escritório central, informatização das cooperativas, capacitação para melhoria dos processos administrativos, dentre outros.

Em parceria com o Instituto Unimed-BH realizamos a implantação do software de gestão “Catafácil” em cinco cooperativas da REDESOLMG. Durante o ano de 2016, foram realizadas ações de aquisição de equipamentos mais modernos para administração de cada cooperativa, instalação e treinamento de 27 catadores para utilização do software.

Como desdobramento desta ação foi oferecido uma capacitação avançada para promoção das habilidades de Controle de Vendas e Fluxo de Caixa.

“O projeto Cooperativa Sustentável, em operação desde 2011, é desenvolvido pelo Instituto Unimed-BH e atua no desenvolvimento da gestão e do processo produtivo das cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis de Belo Horizonte, beneficiando mais de 120 catadores de materiais recicláveis”.

Para bater um papo e saber um pouco mais como tudo isso aconteceu, convidamos para o evento de encerramento desta etapa.

Solicitamos a confirmação da presença através do telefone: (31) 9.9925-0756 (whatsapp).

 

Convite – Celebração de parceria entre Moradia e Cidadania e Associação Brasileira de Cricket

A Moradia e Cidadania convida para a cerimônia de formalização de parceria com a Associação Brasileira de Cricket que acontecerá no dia 20/07/2017 às 09:30hrs no auditório da GIHAB/GIGOV, Rua Nico Duarte, 905 – Vila Cruz em Poços de Caldas.

A parceria viabilizará a implementação do projeto “Cricket na Comunidade”, ação que já vem sendo desenvolvida desde o ano de 2011 com grande aceitação da população.

O projeto tem como objetivo primordial o resgate de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social agindo, por meio do esporte, no desenvolvimento pessoal, social e intelectual dos seus alunos e praticantes.

A parceria viabilizará a implementação do projeto nas entidades: Lar Criança Feliz, PMJ Santa Maria; Casa do Caminho, PMJ Vila Cruz, Galpão das Artes com prospecção de novas comunidades para implementação, entre elas a do Parque Itamarati em Poços de Caldas, onde há dois grandes residenciais do Programa Minha Casa Minha Vida entregues pela CAIXA.

O cricket é um esporte de origem inglesa que surgiu no século XVI sendo hoje o segundo mais praticado no mundo.

No Brasil, “o mais expressivo crescimento do cricket juvenil se deu particularmente em Poços de Caldas, cidade que fez campeões Sul-Americanos na categoria sub-13.

Em Poços de Caldas, o esporte vem sendo introduzido desde 2010 atendendo hoje a aproximadamente 1250 crianças e adolescentes.

Moradia e Cidadania auxilia Caravana da Economia Solidária para Santa Maria-RS

A coordenação estadual da Moradia e Cidadania-MG contribuiu com a alimentação da Caravana de Minas Gerais para a Feira de Santa Maria – 13ª Feira de EcoSol – Feira Latino Americana de Economia Solidária e 24ª FEICOOP – Feira Internacional do Cooperativismo, que aconteceu de 07 a 09 de julho em Santa Maria – RS.

A caravana com 50 integrantes da Economia Solidária partiu com o objetivo de fortalecer a rede de comercialização de produtos através da capacitação dos participantes, formação nos principais temas da ECOSOL, troca de experiências e intercâmbio de processos produtivos.

A Moradia e Cidadania atua como entidade de assessoria e fomento na economia solidária em Minas Gerais e ocupa a cadeira da secretaria executiva do fórum municipal de Belo Horizonte.


Quero agradecer em nome do Grupo Imani Anna a contribuição que a Ong Moradia e Cidadania deu para a viagem da Caravana de Minas Gerais para a Feira de Santa Maria. Muito além dos produtos vendidos lá, foi importante para nós do grupo a troca de vivências na EPS de vários lugares do Brasil.

O que a vida exige de nós na atual conjuntura do Brasil é coragem!
Coragem para refletir os nossos passos,
Coragem para recomeçar sempre,
Coragem para unirmos.

E chegar num local, que tinha tantas pessoas de vários lugares diferentes desse nosso enorme Brasil, falando sobre maneiras de viver a economia solidária bem na prática de forma simples sem expectativas grandiosas, mas apenas viver com dignidade e prazer, me fez voltar recarregada para continuar o nosso trabalho no grupo e no movimento.

Agradeço de coração, pois vocês fizeram e fazem parte disso tudo“.

Gratidão.
Ana Paula
Grupo Imani Anna